@MastersThesis{Lemos:2016:MoAvRi,
author = "Lemos, Julio Cesar",
title = "Um modelo de avalia{\c{c}}{\~a}o de risco para projetos
aeroespaciais",
school = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)",
year = "2016",
address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
month = "2016-03-07",
keywords = "complexidade, gest{\~a}o de risco, incerteza sist{\^e}mica,
tomada de decis{\~a}o, n{\'{\i}}vel de maturidade da
integra{\c{c}}{\~a}o, inova{\c{c}}{\~a}o tecnol{\'o}gica,
complexity, risk management, systemic uncertainty,
decision-making, integration maturity level, technologic
innovation.",
abstract = "Sistemas de categoriza{\c{c}}{\~a}o de projetos surgem como
processos organizacionais que estabelecem a ponte entre
gerenciamento de portf{\'o}lios, estabelecendo crit{\'e}rios de
sele{\c{c}}{\~a}o de projetos, e gerenciamento de projetos,
identificando seus maiores riscos. A complexidade crescente dos
projetos aeroespaciais e a demanda por tecnologias inovadoras
introduzem um alto n{\'{\i}}vel de incerteza nos projetos. O
objetivo desta pesquisa {\'e} propor um sistema de
categoriza{\c{c}}{\~a}o de projetos aeroespaciais visando {\`a}
defini{\c{c}}{\~a}o de crit{\'e}rios de sele{\c{c}}{\~a}o de
projetos e ao gerenciamento de seus riscos. O modelo de
refer{\^e}ncia, a partir do qual ser{\~a}o propostos
refinamentos, avalia o projeto em quatro dimens{\~o}es: Novidade,
Tecnologia, Complexidade e Ritmo (NTCR). Estes refinamentos visam
captar as nuances da complexidade que s{\~a}o relevantes como
fontes de riscos em projetos da ind{\'u}stria aeroespacial. A
dimens{\~a}o complexidade do modelo NTCR faz uma
avalia{\c{c}}{\~a}o de n{\'{\i}}vel hier{\'a}rquico ou de
escopo do projeto. No entanto, projetos de um mesmo n{\'{\i}}vel
hier{\'a}rquico podem possuir n{\'{\i}}veis diversos de
complexidade. O modelo refinado, proposto neste trabalho,
substitui a dimens{\~a}o complexidade do modelo NTCR por uma
dimens{\~a}o baseada em n{\'{\i}}veis de maturidade de
integra{\c{c}}{\~a}o (IRL) do sistema considerado no projeto. A
escala da dimens{\~a}o tecnologia passa a representar a
maturidade tecnol{\'o}gica (TRL). O produto das dimens{\~o}es
IRL e TRL define uma dimens{\~a}o associada {\`a} maturidade
sist{\^e}mica (SRL). Esta disserta{\c{c}}{\~a}o sustenta que o
SRL introduz uma dimens{\~a}o representativa do n{\'{\i}}vel de
incerteza sist{\^e}mica do projeto que est{\'a} sendo avaliado.
Desta forma, al{\'e}m das incertezas tecnol{\'o}gicas e
comerciais, previstas originalmente no modelo NTCR, {\'e}
poss{\'{\i}}vel se avaliar o n{\'{\i}}vel de incerteza
sist{\^e}mica do projeto. O SRL introduz um car{\'a}ter
din{\^a}mico {\`a} avalia{\c{c}}{\~a}o de projetos
aeroespaciais, permitindo que se considere o ciclo de vida de
produto a partir do modelo chain-linked. As m{\'e}tricas do SRL
s{\~a}o aplicadas {\`a}s fases do modelo chain-linked como
aux{\'{\i}}lio {\`a} tomada de decis{\~a}o na passagem de
fases deste ciclo de vida. Foram realizados dois estudos de caso:
o sat{\'e}lite CBERS-2B e o foguete VSB-30. Os resultados do
CBERS-2B mostraram os pontos cr{\'{\i}}ticos de desenvolvimento
que, de fato, foram considerados neste projeto. Os resultados do
VSB-30 indicaram a versatilidade do modelo para a
identifica{\c{c}}{\~a}o de oportunidades de aprendizagem
organizacional, derivadas do uso do produto em seu ambiente
operacional. Este trabalho proporcionou uma discuss{\~a}o sobre a
natureza da complexidade e suas implica{\c{c}}{\~o}es no
gerenciamento de riscos. O modelo refinado se mostrou eficaz na
avalia{\c{c}}{\~a}o das incertezas de projetos aeroespaciais.
ABSTRACT: Project categorization systems emerge as organizational
processes that establish the link between portfolio management,
establishing project selection criteria and project management,
identifying their greatest risks. The growing complexity of
aerospace projects and the demand for innovative technologies
introduce a high level of uncertainty in projects. The objective
of this research is to propose a system of categorization for
aerospace projects to the definition of project selection criteria
and management of its risks. The reference model, from which
refinements are proposed, evaluate the project in four dimensions:
novelty, technology, complexity and pace (NTCP). These refinements
aim to capture the nuances of complexity that are relevant as risk
sources in aerospace projects. The complexity dimension of NTCP
model is a hierarchical or project scope assessment. However,
projects of the same hierarchical level can have different levels
of complexity. The refined model proposed in this work, replaces
the complexity dimension of NTCP model by a dimension based on
integration maturity levels (IRL) of the system considered in the
project. The scale of the technology dimension now represents the
technological maturity (TRL). The product of the IRL and TRL
dimensions defines a dimension associated with systemic maturity
(SRL). This dissertation argues that the SRL introduces a
representative dimension of systemic uncertainty of the project
being evaluated. Thus, in addition to the technological and
commercial uncertainties, originally provided for in NTCR model,
it is possible to evaluate the systemic uncertainty of the
project. The SRL introduces a dynamic character to the evaluation
of aerospace projects, allowing them to consider the product life
cycle from the chain-linked model. The SRL metrics are applied to
the phases of the chain-linked model as an aid to decision-making
in the phase transition of this life cycle. Two case studies were
conducted: the CBERS-2B satellite, and the VSB-30 rocket. The
results of the CBERS-2B showed the critical points of development
that, in fact, were considered in this project. The results of the
VSB-30 showed the versatility of the model to identify
opportunities for organizational learning, derived from the use of
the product in its operating environment. This work provided a
discussion of the nature of complexity and its implications for
risk management. The refined model has proven effective in the
evaluation of aerospace project uncertainties.",
committee = "Francisco, Maria de F{\'a}tima Mattiello (presidente) and Chagas
Junior, Milton de Freitas (orientador) and Villela Neto, Thyrso
and Bogossian, Ot{\'a}vio Luiz and Urbina, Ligia Maria Soto",
copyholder = "SID/SCD",
englishtitle = "A risk assessment model for aerospace projects",
language = "pt",
pages = "106",
ibi = "8JMKD3MGP3W34P/3L9LFR8",
url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34P/3L9LFR8",
targetfile = "publicacao.pdf",
urlaccessdate = "07 maio 2024"
}